Garantia? O que é isso?

Quando adquirimos um bem de elevado valor como uma moto ou um automóvel, o mínimo que esperamos é a entrega de um produto de qualidade que não apresentará problemas e se por acaso apresente, que estes sejam solucionados pelas autorizadas em garantia.

Descobri da pior maneira possível que a definição de “Garantia” da BMW Motorrad Brasil definitivamente é diferente do meu.

No início deste mês a alça do bagageiro da minha moto, simplesmente se rompeu. Levei na concessionária Power BMW em Santo André onde foi aberto um chamado em “garantia”, mas após ser indagado se utilizava o Baú original (cuja resposta foi negativa), já imaginava o que aconteceria…


Fotografias foram tiradas e encaminhadas, com um pedido para que aguardasse a resposta.

Saí da concessionária já ressabiado imaginando o desfecho. Dois dias depois, a motocicleta retornou para lá sobre um guincho plataforma… foi o resultado de um pane elétrico completo!

Estava chegando em meu escritório e como precisava do crachá que estava na mochila (amarrada no banco já que estava sem baú), parei a moto, pus no Neutro e apoiei no descanso lateral com o motor ligado. Montei novamente e engatei a primeira sem recolher o descanso. Obviamente a moto morreu (normal nestas circunstâncias) e quando acionei o botão on/off, nada aconteceu. Tirei a chave e releguei… sequer as luzes do painel acenderam! Nenhum sinal de vida!

Dois dias depois o diagnóstico… Curto na bateria (?!) Estranho… a moto foi adquirida em Fevereiro de 2015! Mas a pior notícia foi dada na retirada… por se tratar de um problema na bateria a garantia não cobriria o defeito!

Não entendo muito de baterias, mas me parece lógico que a bateria foi vitimada por algum erro na parte eletrônica da moto e nesse caso a garantia deveria cobrir todos os custos. Pela avaliação da concessionária a moto estava perfeita e o problema foi apenas a morte súbita da bateria! Resultado… lá se foram quase R$ 600,00!

Já irritado, resolvi arrumar a alça do garupa por conta própria… Levei na Motopoint em Rio Claro que fez um ótimo serviço de soldagem e reforço estrutural (fotos abaixo). Lá também descobri que o problema é recorrente, tanto que já haviam desenvolvido o reforço necessário!

Desnecessário afirmar que ontem recebi um telefonema da concessionária afirmando que a garantia da peça foi negada!

Concordo que a moto é fantástica, mas considero um absurdo uma marca premium que cobra altos preços por seus produtos tratar o consumidor desta forma, mas enfim…

2016-05-21 11.21.22 2016-05-21 11.21.44

2 thoughts on “Garantia? O que é isso?”

  1. Boa tarde camarada,
    O melhor que achei a fazer é….SEM COMENTÁRIOS…somos os consumidores mais mal tratados do planeta em todos os sentidos…só falta colocar o nariz vermelho antes de comprar qualquer coisa… continue narrando sua aventuras….também tenho uma BMW a minha é uma 1150 GS / 2000 apaixonante esta máquina…forte abraço.

    1. Esse episódio serviu para alguma coisa… Não vou fazer revisão nas concessionárias! Simples assim! Como disse, definitivamente o conceito de garantia deles não é o mesmo que o nosso! O negócio é esquecer e aproveitar a moto que é ótima! Obrigado por acompanhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *