Viajar de moto? Sozinho? Você é louco?

Utilizando de uma fala familiar, se eu ganhasse R$ 1,00 cada vez que ouvi estas perguntas, certamente seria bilionário!
Ouvi estas perguntas incontáveis vezes e sinceramente não entendo o motivo do espanto. A moto é perigosa? Claro que é, aliás, a vida é perigosa e a única certeza que temos é que todos nós vamos morrer um dia, seja de moto ou sentado em um sofá assistindo televisão.

A pessoa que passa a maior parte do tempo assistindo televisão certamente já morreu, só não tomou consciência disso ainda, afinal, assistir a programação atual das televisões é certamente pior que a morte…
Todos nós fazemos escolhas na vida e eu não escolhi a moto… foi ela quem me escolheu! No primeiro post deste blog contei minha motociclista história e desde meu retorno às duas rodas tenho uma certeza… perdi muito tempo longe delas.
O prazer que ela proporciona é impossível descrever com palavras… liberdade… aventura… rebeldia… pode ser, mas eu prefiro outra VIDA!  Sim, na moto você tem certeza que está vivo e interagindo com o meio, mesmo que esta interação seja por vezes dolorida…
Aliar esta sensação à uma longa viagem é simplesmente fantástico!  Sentir os cheiros que existem na estrada, as paisagens , as pessoas e até mesmo os riscos, garantem uma dose entorpecente de adrenalina pura. Só quem já sentiu isso sabe exatamente sobre o que estou falando… é um sentimento diferente de tudo, inexplicável.
Mas não é só isso que me fascina… gosto de viajar SOZINHO em silencio, sem ter que me preocupar com nada exceto comigo mesmo. Neste momento os pensamentos voam longe e todas as boas energias do caminho são absorvidas em uma completa e absoluta interação com a natureza ao redor.
Andar sozinho, significa poder escolher a hora de parar ou acelerar, mudar o caminho ou parar para tirar uma foto, fazer uma ultrapassagem sem se preocupar com os outros, escolher a cidade da próxima parada, o hotel, o restaurante, sair no primeiro raio de sol ou ficar na cama mais um pouco,  ou seja, fazer o que bem entender.
Costumo responder àqueles que me perguntam embasbacados “- Mas você vai sozinho?” Sim… se eu gostasse de viajar com mais pessoas eu iria de van e não de moto! kkk
“- E se furar um pneu?”; “-E se vc. se acidentar?” costumam dizer…  Bom, exceto se os parceiros de viagem forem um borracheiro e um médico, certamente nada poderão fazer exceto dar apoio moral!
Não raras são as vezes em que li relatos de amigos que se desentenderam durante longas viagens e acabaram retornando sem sequer se falarem e isso é normal. Conhecendo minha própria personalidade tenho a mais absoluta das certezas que vou brigar com os colegas no caso de viagem em grupo! Sou chato e teimoso, mas este sou eu e certamente não mudarei para agradar aos outros.
Bom,  sobre a última pergunta do título… Esta não tenho tanta certeza da resposta! kkk

7 thoughts on “Viajar de moto? Sozinho? Você é louco?”

  1. Caro Maninho Pressão.

    Bom saber que está se preparando para uma longa jornada. Preparando-se fisicamente e com equipamentos mas também mentalmente.
    Boa viagem e lembre-se de compartilhar conosco !
    Forte abraço.

    1. Opa… Fazer uma viagem dessa e não compartilhar seria como ter um caso com a Angelina Jolie e não contar pra ninguém! kkk

      Tenha certeza que narrarei tudo por aqui!

  2. Amigo rromagnani
    Lendo o seu post agora concluo que todos nós motociclistas já ouvimos estas mesmas perguntas antes de partirmos para uma viagem em solitário. No entanto, nada nos impede de seguir com o planejamento quando temos algo definido em mente. Ninguém consegue podar nossos sonhos, e isto é muito bom, é uma qualidade que nos faz únicos (perseverante).
    Eu estava procurando opções de pnus para a minha XT660 mesmo já sabendo o que quero usar e vi um post no Portal Big Trail sobre comparação do Karoo3 x Heidenau que vc publicou. Achei arretado demais e isto só fez aguçar ainda mais a vontade de usar o Karoo 3.

    Abraços e boas Curvas.
    Nos veremos pelo Mundo!

    André Sena

    1. Concordo integralmente André! Sou teimoso por natureza e quando coloco algo na cabeça, vou até o fim! Viajar solo é quase uma meditação… algo transcendental! É libertador mas também desafiador. Quanto maior as dificuldades, maior será o sentimento de recompensa. É fantástico!

      Sobre os pneus, sou muito fã do Karoo 3! O único ponto negativo é a pequena durabilidade, mas andando leve, vai rodar 10k aproximadamente.

      O Heidenau é muito bom, mas a vibração incomoda.

      Boa sorte meu amigo!

  3. opa quero fazer uma viaje de 25 dia quero compra outra moto to em duvida a lander ou a tornado
    quero sentir o prazer da liberdade e historia pra contar

    1. Viajar de moto é contagioso! kkk Não importa a moto, mas sim a vontade de ir para a estrada! Nos encontramos nas estradas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *