O Planejamento

Planejar esta viagem não foi fácil, afinal, ir de São Paulo até Fortaleza de moto não é uma coisa que gostaria de fazer sem imaginar todos os detalhes, lembrando que irei sozinho.
 
A primeira dificuldade foi obter o famigerado “alvará” da esposa. Lamentavelmente ela não me acompanha neste motociclístico mundo e nunca, repito, NUNCA sequer montou na moto, inobstante tenha insistido em várias oportunidades. Frustrante! Por outro lado, embora não compartilhe minha paixão, também não criou maiores problemas com a idéia da viagem e resumiu o que pensa em uma frase… “você é louco!”
Talvez ela tenha realmente razão, mas sou tão louco quanto qualquer apaixonado por motos, nem mais, nem menos.
Combinamos que a família irá via aérea no dia 20/12 e eu, sairei de S.Paulo no dia 16/12, chegando por lá também no dia 20.  O retorno será dia 26/12.
Faltava planejar a rota.
Aqui a tecnologia ajudou muito. Um pedido de auxílio aos amigos do Portal Big Trails (www.portalbigtrails.com.br) e rapidamente reuni muitas informações importantíssimas sobre hospedagem, condições das estradas, segurança, etc. Agradeço aqui publicamente a todos os amigos que me contataram e inclusive me forneceram seus respectivos telefones para quaisquer eventualidades. Amigos gratuitos que, mesmo sem me conhecerem pessoalmente, me ajudaram simplesmente pelo prazer de ajudar, sem nada pedir em troca. Raras são pessoas como estas hoje em dia a quem eu serei eternamente grato.
Para traçar a rota e estimar distâncias e horários, o Google Maps mostrou-se uma incrível ferramenta, facilitando muito o planejamento. Não consigo imaginar como planejar uma viagem destas 20 ou 30 anos atras… sem internet, sem fóruns, sem celular, sem computador e sem GPS. Certamente exigiria muito mais coragem do que hoje…
Resumidamente o trajeto de ida escolhido foi este:
São Paulo – Ipatinga – MG – 794 kms – 11:10 horas de viagem
Ipatinga – Vitória da Conquista (BA) – 625 kms – 9:00 horas de viagem
Vitória da Conquista – Aracajú (SE) – 715 kms – 10:00 horas de viagem
Aracajú – Natal (RN) – 785 kms – 11:00 horas de viagem
Natal – Fortaleza (CE) – 513 kms – 08:00 horas de viagem
Para o retorno, mesmo faltando pouco mais de uma semana para a viagem ainda tenho uma dúvida… Em qual cidade farei a primeira parada no retorno… Maceió ou Paulo Afonso… Na primeira opção, terei que andar 1000 km no primeiro dia, enquanto que na segunda opção seriam 800. Tenho que decidir rápido e terei que ponderar o fato de ter que fazer o trajeto em apenas 4 dias. Estou bem inclinado ao seguinte roteiro…
Fortaleza – Maceió  – 1000 kms – 12:00 horas de viagem
Maceió – Vitória da Conquista (BA) – 950 kms – 12.00 horas de viagem
Vitória da Conquista – Belo Horizonte (MG) – 835 kms – 12:00 horas de viagem
Belo Horizonte – São Paulo (SP) – 583 kms – 8:00 horas de viagem
Estes trajetos estão praticamente certos e até mesmo os hotéis devidamente reservados, exceto  a dúvida no retorno. Resta segurar a imensa ansiedade que invade meu peito neste instante!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *